Uncategorized

Dez dados surpreendentes sobre ameaças por e-mail

O e-mail vem perdendo espaço nas comunicações corporativas. Embora ainda seja uma importante ferramenta, o uso de mensagens instantâneas via aplicativos como Teams ou WhatsApp se tornou cada vez mais comum, tanto para uso interno como externo.

Ainda assim, o correio eletrônico tem algumas características que o tornam insubstituível no médio prazo, como melhor capacidade de organização e armazenamento, formato longo, anexos e mais.

Estas mesmas características o tornam atrativo para golpistas. Abaixo, apresentamos algumas estatísticas surpreendentes sobre ameaças vindas por e-mail no mundo. São relativas a 2021, já que os dados do ano passado ainda não foram consolidados pela organização que os produz. Veja só:

  1. Por dia, no mundo, circulam cerca de 15 bilhões de mensagens de spam.
  2. Em 2021, 83% das organizações informaram serem vítimas de ataques de phishing. Este número deve aumentar nos dados de 2022.
  3. Por ano, são identificados aproximadamente 215 mil novos sites de phishing e este número vem crescendo.
  4. Um terço dos e-mails de phishing são abertos pelos destinatários. Isto aumenta a possibilidade de um clique acidental em uma mensagem perigosa.
  5. 42% dos usuários informam já terem tomado ações perigosas em um e-mail de phishing, como clicar em links ou abrir anexos.
  6. Um em cada 99 e-mails é um phishing. Isto é um crescimento de 400% ao ano de acordo com o governo americano.
  7. O LinkedIn é usado em 47% de todos os e-mails de phishing envolvendo mídias sociais.
  8. Segundo a IBM, o custo nas corporações para remediação de um incidente de phishing que leve a um ataque de ransomware é em média US$4.65 milhões.
  9. 60% das empresas informam terem perdido dados em violações de segurança. 
  10. 84% das organizações americanas informam que o treinamento de conscientização ajudou a reduzir a taxa de abertura de e-mails de phishing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *